Edam, um queijo inspirador

14 de outubro de 2020

Edam é um queijo holandês produzido com leite de vaca e de cabra, em formato esférico, semiduro, com consistência firme mas suave, e sabor levemente salgado.

Nascido na região de Edam, nos Países Baixos, o queijo Edam, ao longo da história, inspirou diversos outros queijos, como o flamengo, em Portugal, e o queijo do reino, no Brasil. 

O queijo flamengo é hoje o mais consumido em Portugal. Seu nome deriva de suas origens na região de Flandres, nos Países Baixos. Está presente em Portugal há séculos, sendo inicialmente importado da Holanda com o seu nome original: Edam.

Segundo alguns historiadores, o Edam chegou ao Brasil por meio da família real portuguesa, que não dispensava o consumo dessa iguaria. O queijo Edam consumido no Brasil na época era proveniente da Holanda e, devido ao seu formato esférico, era transportado em embalagem metálica também redonda.

A cada pedaço de Edam, os apreciadores saboreiam um queijo de excelente qualidade e repleto de história e inspiração. 

Utilizamos cookies para facilitar o uso do site, personalizar o conteúdo, melhorar o seu desempenho e proporcionar mais segurança à sua navegação. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade.