Ravióli ao queijo de cabra Cablanca e alcachofras

300 g de farinha de trigo

200 g de farinha de sêmola

7 a 8 gemas de ovo caipira

250 g de ricota de cabra ou queijo de cabra Cablanca

Ervas frescas (salsinha, manjericão, tomilho) picadas

Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

130 g de manteiga sem sal

4 alcachofras frescas

300 ml de azeite extravirgem

1 limão taiti (suco)

2 dentes de alho inteiros

2 folhas de louro

1 ramo de tomilho

10 grãos de pimenta-do-reino branca

4 litros de água filtrada para cozinhar a massa

3 colheres (sopa) de sal grosso

Alcachofras marinadas

Descasque as alcachofras, reservando os corações. Deixe-os submersos em uma solução de água fria com o suco de limão por alguns minutos. Depois, cozinhe no vapor até que fiquem al dente. Retire-os como o auxílio de uma colher e seque-os em papel absorvente. Tempere os corações com sal, disponha-os num recipiente seco e cubra-os com o azeite, temperando com o louro, o ramo de tomilho, os grãos de pimenta e o alho. Deixe marinar por pelo menos 1 dia na geladeira. Antes de preparar o molho dos raviólis, corte os corações em cubinhos.

Massa

Numa superfície lisa, misture a farinha de trigo e a de sêmola. Abra um buraco no centro e acrescente as gemas, trabalhando bem a massa com as mãos até que fique lisa e homogênea. Faça uma bola, cubra-a com filme plástico e deixe descansar, enquanto cresce por cerca de 40 minutos.

Recheio

Em um recipiente, misture o queijo, parte das ervas frescas e tempere com sal e a pimenta moída. Deixe descansar na geladeira enquanto a massa cresce. 

Sobre uma superfície lisa, limpa e seca, e com o auxílio de um cilindro de massas, abra a massa até o estágio mais fino. Em uma das folhas de massa, distribua bolinhas de recheio, deixando espaço suficiente entre os montinhos para cortar os raviólis. Cubra com outra folha da massa (de mesmo tamanho) e aperte com os dedos em torno dos montinhos, de forma que as duas camadas fiquem bem aderidas. Corte os raviólis, com um aro frisado, de modo que fiquem com aproximadamente 6 cm de diâmetro. Reforce as bordas, apertando um por um, para garantir que não abram durante o cozimento. Ferva a água e acrescente o sal grosso. Acrescente os raviólis (mantendo a água fervente) até que a massa cozinhe e o recheio fique aquecido (aproximadamente 1 minuto).

Molho

Aqueça a manteiga numa frigideira, junte os cubinhos de coração de alcachofra e tempere com as ervas restantes (a gosto). Ajuste o sal. Cubra os raviólis com este molho e sirva bem quente, em pratos rasos.

Utilizamos cookies para facilitar o uso do site, personalizar o conteúdo, melhorar o seu desempenho e proporcionar mais segurança à sua navegação. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade.