Mac & Cheese de Gouda

2 colheres (sopa) de manteiga

1 e 1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) cheia de Kroon Gouda ralado (130 g)

1/2 xícara (chá) de parmesão ralado (35 g)

2 xícaras (chá) de macarrão curto (200 g)

2 fatias de pão de forma branco sem a casca cortadas em cubinhos

Preaqueça o forno a 200 °C. Unte uma travessa média com manteiga e reserve.

Coloque os cubos de pão numa tigela. Numa panela pequena ou no micro-ondas, derreta 1/2 colher (sopa) de manteiga e jogue sobre o pão picado, misturando delicadamente. Aqueça o leite numa panela ou micro-ondas e reserve.

Derreta o restante da manteiga (1 e 1/2 colher) numa panela pequena. Quando a manteiga começar a borbulhar, adicione a farinha. Misture rapidamente até que a farinha cozinhe, por cerca de 1 minuto. Usando um batedor de arames, vá adicionando o leite quente à farinha aos poucos (aos poucos mesmo, quase pingando), mexendo constantemente para não empelotar. A mistura vai borbulhar e começar a engrossar. Quando atingir um ponto cremoso, retire do fogo. Adicione a pimenta, a noz-moscada e o sal. Lembre-se que os queijos já possuem sal, então é bom não colocar muito. Misture 3/4 de xícara do Kroon Gouda e 1/4 de xícara do parmesão.

Leve a água para ferver numa panela grande e cozinhe o macarrão por 3 minutos a menos que tempo indicado na embalagem. Jogue o macarrão no escorredor e passe-o por água corrente, escorrendo bem a água. Misture o macarrão ao molho. Transfira para uma assadeira untada e salpique o restante dos queijos por cima seguidos pelos cubos de pão. Asse por cerca de 20 minutos, até que fique dourado por cima e o macarrão esteja al dente.

Utilizamos cookies para facilitar o uso do site, personalizar o conteúdo, melhorar o seu desempenho e proporcionar mais segurança à sua navegação. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade.